quarta-feira, 28 de julho de 2010

Transporte público

Foi anunciado há meses pela prefeitura local (isso junto com o anúncio do aumento da tarifa de ônibus para R$ 2,10)a compra de 300 novos ônibus para melhoria do transporte público.

Bom, os novos ônibus ainda não chegaram, mas o aumento na tarifa já vigora há mais de cinco meses, e sem nenhuma melhoria para a população que continua se espremendo como pode (em estado de sardinha enlatada)nas sucatas que estão disponíveis.

É vergonhoso e inadimissível que essa cidade continue operando um sistema de transporte tão decadente! Vejamos: antes de anunciar o aumento da tarifa a população deveria ser benefiada com os ônibus novos. Outro ponto: antes de superlotar a cidade com 300 ônibus, alguma melhoria deveria ser feita em relação ao trânsito, que cada dia piora dificultando o acesso pela cidade.

Não há meios alternativos de vias e ruas para desafogar o trânsito, e tudo vai piorando assim e assim.Sem que seja feito algo de concreto para melhorar a situação.

Os tais Terminais, o que creio, foram projetados (de maneira precária) para melhorar ou solucionar o problema, simplesmente acarretaram mais uma problemática. São pontos de desespero, um amontoado de trabalhadores aflitos para entrarem em ônibus já insuportavelmente lotados.

Vendedores ambulates transitam livremente com suas bugingangas pelos Terminais gerando um ambiente de aspecto deplorável. Encontra-se de tudo: dvd's piratas (óbvio), lanches, comidas diversas, pulseiras, jornalecos, bombons e genéricos.Sem mencionar a sujeira que essas atividades empreendidas (sem fiscalização)deixam nos Terminais.

Os funcionários (que foram retirados. E foi explicado o porquê?), mal sabiam dar uma informação útil. Agora, nem isso se tem mais.

Uma única linha de ônibus é disponibilizada para o acesso de um Terminal ao outro, os chamados Terminais BR 135. Eu gostaria, sinceramente, que o senhor prefeito, toda a câmara de vereadores, conjunta com os parlamentares da Assembleia Legislativa tirassem um dia (em horário de pico), para darem uma voltinha nesses Terminais BR de Integração.
E mais ainda: que depois de sentirem na pele o que os aflitos trabalhadores sentem, no esforço de não chegarem atrasados no serviço, se mobilizassem a fazer algo.

A questão aqui não é pessoal, não é contra o atual prefeito, mesmo porque tantos já passaram por lá e o problema persiste. A questão é: nada é feito para melhorar, para mudar a situação, e assim continua o problema.

A questão é falta de administração da parte dos órgãos públicos, que deveriam ser competentes no assunto, de planejamento e interesse em melhorar a qualidade de vida da população.

Só mais uma coisinha: já que, comprovadamente uma única linha (no caso Terminais BR 135), é insuficiente para atender a população, por que ainda não foi disponibilizada outra? - visto também que os tais ônibus de Apoio são igualmente insuficientes?

Sinceramente, anseio pelo dia em que essa situação seja mudada para melhor.

2 comentários:

Siguilita disse...

olá, estou retribuindo sua visita ... que bom q gostou do meu texto :)
quanto ao seu texto, entendo e concordo plenamente..a questao é falta de administração, falta de ética (pq se vc foi eleito tem no min que representar o povo, o q nao acontece), falta de vergonha na cara dos nossos governantes, falta de respeito com o povo brasileiro...uma falta sem fim... Curitiba tem um dos melhores sistemas de transportes urbanos do país e ainda assim vou te contar.. tem dias q da vontade de chorar, enlatada dentro do biarticulado, de pé por 30km e tendo que ficar feliz pq afinal...a coisa ainda funciona (mal, mas funciona)...
abs

Unknown disse...

Pior...